sábado, 13 de outubro de 2012

Do dia 63 ao 74 - Poxa vida...

A primeira coisa que dizem pra gente quando ouvem a nossa pretensão de parar de fumar é: mude todos os seus hábitos.
Ao deixar o cigarro, teoricamente, o ideal é deixar o máximo de atividades possíveis relacionadas a ele. Mudar o local onde se faz as refeições, adicionar atividades diferentes onde antes estava a paradinha pra fumar, adotar outros hábitos saudáveis, etc. Tem pessoas que deixam até de beber café e cerveja. 
Pois bem. Eu comecei a seguir essas dicas terroristas e me dei conta que isso tudo é muito difícil. Afinal, um hábito é uma atividade que você praticou tempo o suficiente pra se tornar um mestre em praticá-la, algo que você faz no piloto-automático e muitas vezes não exige nenhum esforço mental pra fazer. Tá tudo lá, programadinho. Quando você se dá conta, já fez.
Ok. Eu mudei os meus horários de dormir e acordar. Comecei uma dieta. Comecei a andar de bicicleta. Diminuí drasticamente a quantidade de café e cerveja que consumia. E... Tudo isso não durou muito tempo.
Gente, é muita coisa pra administrar. É impressionante a energia mental empregada em fazer tudo diferente do que se fazia antes. E isso é muito bom, mas cansa.
E eu desisti. Desisti daquela pessoinha nova que eu estava formando. A garota que acordava cedo, tomava um café da manhã balanceado, saía para pedalar, voltava e fazia o almoço na maior empolgação, voltou a ser essa que assiste seriados até as quatro da manhã, acorda tarde, come o que for mais fácil e já senta de frente pro computador onde vai ficar quase ininterruptamente até a madrugada de novo. Com tudo isso é óbvio que eu tenho pensado mais no cigarro, sentido um pouco mais sua falta e as vezes chego a ficar arrependida da hora em que resolvi parar.
Se eu estou feliz assim? Não. Se eu estava mais feliz antes? Com certeza. Mas, poxa vida, como é difícil mudar. A pessoa que a gente foi por muito tempo resiste muito à morte e se agarra à gente de uma forma que é preciso lutar contra ela diariamente, estar sempre atenta ao momento em que ela aparece, resistir, resistir, resistir. É coisa de monge.
Talvez quando eu disse desisti, eu tenha exagerado um pouco. Eu não desisti. Eu estou apenas juntando forças pra começar de novo.

Um comentário:

  1. É, mudar sua forma é muito complicado. Exige um esforço que na maioria das vzs nem é humano. Mas a força que nos temos é sempre maior do que imaginamos. isso é fato! Se agarre a esse fato!

    muita força! ;)

    ResponderExcluir