terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dias 10, 11, 12, 13 e 14

Nossa, como resumir cinco dias de vontade de fumar em um único post?
Sim, senti vontade todos os dias, em pelo menos algum momento, mas também fiquei muito orgulhosa de mim porque resisti mesmo tendo oportunidade de recair.
E assim já se foram duas semanas. Nem parece...
Antes de ir pra Rio Preto eu estava freaking out com receio de fraquejar em algum momento em que tivesse fumantes ao redor e depois de tomar umas mas não, cara.
Antes de ceder a um impulso, tentei pensar em algumas coisinhas que são um pouquinho mais importantes, como por exemplo:

A saúde das pessoas que estão ao meu redor"O tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool. O ar poluído pelo cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro."


Mau exemplo - "Pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que um em cada quatro estudantes entre 13 e 15 anos que fumam cigarros, fumou pela primeira vez antes dos 10 anos. Ainda segundo a OMS, entre 80 e 100 mil crianças e jovens começam a fumar todos os dias em todo o mundo, e por volta de 50% das pessoas que começaram a fumar na adolescência continuarão com o vício por mais 15 ou 20 anos, pelo menos."



A minha saúde - "O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Fumar causa câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rim, colo do útero, problemas cardíacos e enfisema."



O maior órgão do corpo humano - "O cigarro diminui o calibre das veias, o que diminui a irrigação sangüínea da pele e diminui a chegada de oxigênio e nutrientes para as células. O resultado é um envelhecimento precoce da pele, com rugas em média 20 anos mais cedo que não fumantes. Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolver psoríase, doença sem cura que causa feridas na pele. Entre os homens, ela não chega a causar a doença, mas agrava os sintomas naqueles que já sofrem com ela."



Hálito, voz, tosse seca - "Além de dar mau hálito e dentes amarelados, fumar aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticam esse câncer não tem chance de curá-lo. O fumo também prejudica muito o aparelho vocal. A fumaça quente do cigarro agride todo o sistema respiratório, as pregas vocais, os pulmões. Faz aumentar o pigarro, e a tosse em decorrência da secreção."



Gastrite e úlcera - "A nicotina aumenta a acidez do estômago e, conseqüentemente, as chances de gastrite e úlcera. As úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. O tabaco também é fator de risco para o câncer de estômago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006."



Falta de fôlego, a escravidão a que os fumantes se submetem, o gasto absurdo já que o dinheiro é literalmente queimado, ressaca de cigarro, inconveniência social e muitas outras coisas que acho que não preciso citar mais dados e números, todo fumante sabe como é...


Parece que existem mais motivos para não fumar do que pra fumar, né?



(Fontes: "Pare - Charles F. Wetherall", INCA, OMS, experiência própria e o bom e velho Google.)



Um comentário: