domingo, 26 de agosto de 2012

Dias 25 e 26 - "Be kind to your body"

Vira e mexe eu me pego caindo no paradoxo Vida Saudável x Vontades. Levando-se em conta os históricos familiares tanto de resistência aos malefícios do fumo e do álcool, quanto de problemas cardíacos e as questões relacionadas à maternidade, era de se esperar que uma pessoa tão contraditória vivesse em constante conflito, não?
As vezes tenho certeza absoluta de que estou fazendo tudo errado, que eu deveria fumar, beber e comer o que eu quiser porque a vida é curta e eu vou morrer de um jeito ou de outro.
Depois eu penso que viver até o fim com qualidade de vida deve ser melhor do que beber a vida toda num gole só e passar os últimos anos sofrendo as consequências. Será?
Depois eu penso o mais lógico: futuro? Vou fazer o que eu acho certo agora e se acontecer de mudar de ideia, eu mudo, oras. Isso soa lógico pra você?
O fato é que por hora, apesar da constante energia gasta em resistir às tentações, estou sentindo os efeitos positivos das escolhas saudáveis que fiz.
Os meus pulmões devem estar extremamente confusos em, de uma hora pra outra, receber tanto oxigênio no lugar de tanta fumaça. Aliás, todo o meu corpo deve estar confuso. Passei anos vivendo no maior sedentarismo possível e de repente começo a andar de bicicleta pela orla todos os dias.
Também passei muito tempo com uma dieta à base de cafeína e comida industrializada e agora troquei tudo isso por chás, fibras, alimentos integrais, etc. Deixei de ir dormir às 6h e acordar as 13h para ir dormir as 22h e acordar às 8h. Meu marido acha que fui abduzida.
E, ainda que as vezes eu sinta uma vontade absurda de mandar tudo isso às favas e cair na boemia e na vida desregrada, a maior parte do tempo me sinto muito bem disposta e feliz.

5 comentários:

  1. eu tambem estou feliz em saber das suas escolhas saudavéis, viver com qualidade de vida é outra coisa, e todos ao nosso redor sao beneficiado inclusive o planeta

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog. Eu ainda não sou ex-fumante mas estou a 08 cigarros desta feita. Não é uma tarefa fácil, mas eu vou conseguir - nós vamos.
    Também me pego sempre nestes dilemas sobre o que devo fazer e o que quero fazer. Até aqui o que eu quero fazer sempre prevaleceu e em todas as vezes em que tentei fazer dieta, deixar de beber e de fumar, abandonei o barco no meio do caminho, mas agora estou disposta a agarrar este touro pelos chifres. A vida é curta mesmo, mas eu não posso continuar desperdiçando-o com coisas que vão sabotar minha mente quando eu mais precisar dela. Bom saber que tem mais gente nesta briga, que não estou sozinha.
    Estou te seguindo e sempre que possível estarei te visitando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi minha linda,

    é um paradoxo não é...essas mudanças mexem muito com a gente, mas vou te dizer uma coisa: elas nos fazem tão bem, que depois fica difícil voltar a ter velhos hábitos... e no mais, caso a gente volte atrás se sente muito mal, então é melhor investir nas mudanças para melhor para sempre.
    Linda, sua eliminação foi expressiva para uma semana. Claro que é necessário pensar em vários fatores, eu não posso falar muito desconhecendo algumas coisas. Por exemplo, idade, sua AF, seu peso... e coisas mais. Outra coisa importante, vc fez o calculo dos pontos que pode comer por semana? Ou está fazendo RA sem o instrumento da dieta dos pontos?
    De qualquer forma, as pesquisas sérias indicam que o melhor emagrecimento, aquele que muito comumente as pessoas levam para a vida toda, é aquele em que se elimina 2 kgs por mês. Emagrecimentos muito rápidos não são legais. Eu acho que vc está indo bem.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor.. vc deixou um recado sobre ensinar a emagrecer! rs
    na verdade isso infelizmente não dá pra ensinar, mas eu segui a risca a dieta do livro: A dieta dos 17 dias, com baixo carboidrato e muita proteína. E estou lendo paralelamente o livro Pense Magro.
    E claro, fazendo exercícios diários!

    Não existe um segredo, mas é importante ter foco e não sair da linha! No blog ao longo da semana tenho dado muitas dicas e falado sobre as minhas experiências. Se tiver um tempinho dá um lida, talvez ajude.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda,

    desculpe eu me equivoquei na hora que escrevi, não tem nada de cálculos semanais...me perdoe!
    Vejo que vc fez os cálculos, mas se vc está se exercitando, não pode calcular como sedentá
    ria, acho melhor vc refazer seus cálculos...
    Outra coisa, que maravilha gostar de saladas!!! Quisera que todo mundo fosse assim... vc é uma privilegiada!
    Linda, veja se o sal não é o problema, e se vc está se hidratando. É importante tomar bastante água, a água é diurética, ela nos ajuda na eliminação de toxinas principalmente quando está num processo de emagrecimento.
    Outra coisa, vc está em dia com os seus exames de rotina, já verificou sua tireóide? Sempre é bom dar uma olhada nisso. Se bem que eu acho que vc se saiu muito bem. Vamos esperar mais essa semana, para ver o que acontece. O ideal é se pesar quinzenalmente, o problema é a ansiedade não nos deixa fazer isso...rsrs
    Se conseguir não comer carboidratos depois da sua AF dá um up no emagrecimento sim.

    abraços

    ResponderExcluir